Dossiê Cannes: Os melhores looks, as joias impressionantes, tudo que você precisa saber!
Cannes acabou, mas aqui fica nosso registro do que de mais legal - ou não! - rolou. E ainda com opinião de EXPERT convidada no assunto!
O Festival de Cannes acabou e, convenhamos, muitos dias, centenas de looks, milhares de fotos… a gente chega até a ficar assoberbada de informações. Confesso que não consegui acompanhar tudo em real time como sempre fiz, mas já executei meu dever de casa, vi look por look, elegi meus favoritos e, como de costume, compartilho com vocês!
Antes disso preciso desabafar: Cannes é meu festival favorito, amo todo esse glamour, opulência e ainda sim uma formalidade e elegância dos looks, é basicamente um mix de OSCAR com MET!
Porém, tenho uma tendência natural a gostar mais das atrizes que vão ao evento do que das modelos e das presenças vips. Explico. O tapete de Cannes sempre foi conhecido por ser o MIX perfeito de famosas: as francesas, bien sûr, americanas e, minha parte favorita, as orientais, seja coreana, chinesa, japonesa, indiana, um momento excelente pra gente conhecer outros nomes, culturas e também formas de vestir.
Junto a isso, o tapete sempre abriu espaço para as principais top models do mundo emprestarem suas belíssimas figuras a bordo de joias que custam o pib de um país, endossar estilistas e marcas no geral. Cannes é muito além do tapete e tem mil eventos, de sorvete e café, passando por joias e festas beneficentes.
E como tudo nessa vida digital, a presença de celebridades e influenciadores se tornou normal e essencial pra popularização do evento e tais marcas e isso é totalmente ok! O que eu acho que, a meu ver, acabou afetando um pouco Cannes, é que o tal MIX perfeito, anda ficando mais desproporcional.
As estrelas parecem (e Aparecem mais acanhadas) e a graça que é justamente esse contraponto… vai deixando como um evento mais comum, sabe? Não sei se essa ano também tivemos o azar de não ter uma jurada entregando looks incríveis diários (sim Brie Larson, estamos falando de você!!), mas acho que faltou mais aquele fator UAU e um equilíbrio das protagonistas mesmo e daquelas que complementam com louvor o evento.
Dito isso, obviamente os 10 dias de Cannes renderam looks incríveis e nossa seleção vem em duas partes: meu TOP7 e um TOP3 de uma convidada especialíssima e PAPISA no assunto!
MEU TOP 7 DE CANNES 2023
Troféu carrega o tapete nas costas
Elle Fanning É o momento e ela sabe disso! A atriz é linda, tem acesso aos melhores looks, mas, quando o assunto é tapete vermelho, não é o suficiente: ela parece se DIVERTIR! Incorpora os looks, ousa, varia, mas ainda é consistente com seu estilo. Esse McQueen é BELÍSSIMO.
Troféus brilha brilha estrelona
Nicole Portman é uma figura bissexta no tapete vermelho e na vida pública em geral. E isso é bom, pois quando aparece… impressiona. O look Dior é delicado, elegante e o brilho preenche o fator Cannes de ser.
Troféu simplesmente elegante
Cannes é sobre Glamour, opulência e ainda respeitar o dresscode e emular aquela aura exuberante clássica do cinema e Jennifer Lawrence fez com louvor com esse look Dior. Ele é bem clássico, nada inovador, o cabelo é até simples e a joia discreta, mas ainda evoca aquela elegância eventualmente perdida e que refresca nossos corações mais saudosistas.
Troféu ofuscou o tapete
Repara como o tapete vermelho ficou mais pálido diante do vermelho perfeito de Jasmine Tookes vestindo o estilista saudita Eman Alajlan. Eu gosto que o corpo do vestido é bem firme e estruturado, a gola em flores é bem marcante e a cauda é o tal do fator Cannes. Impecável!
Troféu surrealista modernista
Essa coleção Viktor & Rolf Couture foi provavelmente minha favorita do ano e a top Elsa Hosk usou com LOUVOR. Os looks ~desconectados pareciam pesados e obviamente conceituais demais na passarela, mas ela segurou com leveza e graça. O toque do cabelo ficou cool e o colar complementou um look 10/10.
Troféus um LV que eu gostei
Milagres acontecem e é preciso ser Cate Blanchett pra se envolver num Louis Vuitton sob medida e impressionante. Gosto quando a marca abusa desse quê futurista e shapes diferenciados e aí entra a atriz com seu fator garbo & elegância e fica tudo impecável.
Troféu chantilly couture
Fechando o TOP 7 com Araya Hargate, atriz tailandesa que é sensação em Cannes ano após ano e esse looks Gaultier Couture é um escândalo e ela segurou como poucas. O trabalho dessa saia deve envolver uma cidade inteira!
Escolha de expert, Kiki Miozzo do Check the Tag
Se você gosta de tapete vermelho e acompanha o mundinho dos famosos, certamente conhece Kiki Miozzo e seu sensacional ChecketheTag, que é o oráculo de todo e qualquer look, de todo e qualquer famoso mundo afora!
Sou fã da pessoa Kiki e do trabalho da Kiki, pois eu sei que dá MUITO trabalho e ela é exímia no assunto e não só tem ~apenas boa memória e excelentes referências de moda, mas é também muito bem relacionada e o mundinho fashion acompanha sua enciclopédia do red carpet em realtime.
Dito isso, confesso que sempre fico curiosa pra saber seus looks favoritos (o tweet da Kiki é um excelente lugar pra saber mais da visão dela para além do CTT) e perguntei seus 3 looks favoritos da Temporada de Cannes!
Com a palavra, Kiki!
Elle Fanning de Paco Rabanne FW23
Elle Fanning e sua stylist Samantha McMillen são uma das minhas duplas preferidas! E o festival de Cannes é o playground delas. Elas brincam com sensualidade, romantismo, feminilidade, delicadeza e moda de um jeito que poucas conseguem. Elle transita muito bem entre o fada-core e o mulher-sexy -das-modas.
Esse Paco Rabanne é UMA JOIA feita no clássico estilo da marca com essas peças metálicas, mas aqui Julian Dossena (atual designer da marca) leva a um lugar maximalista e elegante. Um ar quase de armadura glam. Incrível. Um vestido que pede uma festa!
Rawdah Mohamed de Robert Wun SS23 Couture
Quem não quer ser uma noiva couture gótica em chamas? A elevação da estética grunge/destroyed (vide tênis podre da Balenciaga) que a moda já vinha flertando há algumas temporadas chega a um lugar de arte. O vestido abusa do efeito trompe l’oeil (ilusão visual) para causar esse efeito de noiva incendiada. ARTE! E emoção pura num tapete que clama por isso.
Elsa Hosk de Viktor & Rolf SS23 Couture
Uma das minhas coleções de Alta Costura preferidas da temporada SS23, o look parecia feito para editoriais impressos e só, mas, numa parceria interessante e promissora com Dani Michelle (stylist da Kendall Jenner, Hailey Bieber e afins), Elsa Hosk tornou o sonho realidade na Riviera Francesa!
O vestido é da coleção "Late Stage Capitalism", que brinca com a forma clássica dos vestidos de baile com um toque surreal. É quase como umaCinderella moderna e rebelde, romântico e delicado ao mesmo tempo em que mostra a ousadia e trabalho de Alta Costura.
Obrigada, Kiki! E já encabeço uma campanha pra você ter um Substack pra chamar de seu. Imagina compartilhar sempre seus favoritos de tapete vermelho, desfiles e da vida em geral?! <3
As joias mais incríveis da temporada!
Chopard, Bulgari, Pomellato, Messika… afe, digitei e fiquei pobre só de pensar no caminhão de dígitos, ouro e diamantes dessas marcas de joias ULTRA luxo. E Cannes é o Parque de diversões delas, o momento de ver e ser vista. As famosas que usam suas joias andam com segurança a tiracolo e tem que devolver o item no minuto seguinte que saem de cena, mas já entram na história!
Abaixo separamos algumas das mais imponentes vistas nesse ano em Cannes.
Irina Shayk com um colar Messika ‘Akh-ba-ka’ com diamante 33 quilates inspirado na mitologia egípcia.
Araya Hargate com colar duplo Serpenti de Bulgari tanto em ouro branco, quanto em rosa.
Natalie Portman com um colar Chopard trabalhado em ouro branco 18k certificado pela Fairmined, cravejado com mais de 119 quilates de safiras azuis em forma de coração e mais de 36 quilates de diamantes brancos com brincos de diamante branco combinando e um anel de safira e diamante branco.
Alessandra Ambrósio com colar deslumbrante da joalheria Pomellato inspirado na paisagem arquitetônica de Milão, “o colar assimétrico é feito com 128 espinelas raras com corte bisel que capturam as silhuetas do pôr do sol no céu milanês”.
Karina com colar Chopard com diamantes de 65,24 quilates e rubelita de 123,24 quilates. O mesmo colar foi usado também por Rihanna anos atrás.
A atriz chinesa Zhou Dongyu é embaixadora da francesa Boucheron e usou em primeira mão um colar 3D de inspiração cubista da nova coleção “Carte Blanche” da marca. Super moderno e um contraponto interessante dos modelos que vemos nos red carpets.
Quem sobe e quem desce em Cannes
Tal qual uma revista dos anos 90 rs, fiz um SOBE e DESCE para Cannes, afinal, é tanto assunto que num cabe numa newsletter só rs!
SOBE: FAN BINGBING









Existe uma expressão muito comum até mesmo no meio de influenciadores que é “quem não é visto, não é lembrado”, tudo pra mostrar a importância da presença da pessoa em redes sociais, eventos e afins. Dito isso, anos atrás a atriz chinesa Fan Bingbing desapareceu de forma misteriosa e depois voltou como quem não quer nada, mas, ainda suspeita de evasão fiscal rs.
Mas o sumiço deve ter feito bem à ela, pois cada reaparecimento é retumbante! Nessa temporada de Cannes não foi diferente e deixo aqui uma galeria de looks incríveis. Qualquer um poderia estar no meu top7, mas ela merece um parágrafo só pra ela!
DESCE: BRIE LARSON
A atriz foi uma das juradas de Cannes e o título nobre, logo se tornou inglório! OU a atriz fechou um contrato com a ~temida Chanel OU a mala dela foi extraviada e ela entrou na primeira loja que viu em Cannes (a CHANEL!!) e comprou todos os looks!!!
Bom, a realidade é que tal qual Margot Robbie, a atriz agora está rica, porém vestindo looks duvidosos (com todo o respeito, Chanelzoca te amo!). Nos 10 dias de evento, perdi as contas de looks feios e/ou sem graça, separei meu menos favorito pra não ver sozinha rs
Beijos,
Thereza!