Fashionismo

Fashionismo

Share this post

Fashionismo
Fashionismo
BEAUTY REPORT: O que está acontecendo com o mercado de beleza?

BEAUTY REPORT: O que está acontecendo com o mercado de beleza?

O futuro parece vir do passado e o presente não é mais tão realidade assim. A bolha estourou, o que vai acontecer com a profusão de marcas de beleza modernosas e filhas de algoritmos efêmeros?

Avatar de Fashionismo | Thereza Chammas
Fashionismo | Thereza Chammas
ago 15, 2023
∙ Pago
1

Share this post

Fashionismo
Fashionismo
BEAUTY REPORT: O que está acontecendo com o mercado de beleza?
Partilhar

Estudar o mercado de moda e beleza, suas experiências, forma de consumo e projeções, é um dos meus segmentos favoritos. Sempre gostei de entender esses meandros do universo feminino, tudo pra ficar além do “trend alert” e compartilhar com vocês insights que acrescentam positivamente nosso consumir e pensar moda e beleza.

Os últimos 2 anos tem sido a pura revolução! E tem dois pontos que meio que se misturam pra todo mundo ficar alerta, seja marca, seja consumidor.

Um é a pandemia. Os 2 anos de medo-e-caos foram determinantes pro consumo se transformar e revolucionar. E tudo isso fez com que, parte do mercado ligasse o alerta para novos movimentos e experiências, e outra parte se deslumbrasse com o excesso de dinheiro, consumo e possibilidades que determinaram um novo período.

O outro ponto é a Geração Z, mais precisamente a Geração Z feat Tiktok, uma dupla poderosa e que tem comandado os meios de comunicação, de geração de entretenimento e dinheiro, claro.

Todo esse universo pós-pandêmico tem redefinido nosso tempo, nossa forma de consumir, pensar, comunicar e existir. É bom. Mas também é assustador. E esse modus operandi que mistura fascínio, possibilidades & insegurança que tem movimentado o mercado… pro bem e pro mal.


Nosso report à seguir vai apurar o presente e futuro da beleza

  • O boom das marcas na geração digital: de Bruna à Kylie, passando por Rosie, Reese, altos e baixos.

  • A Beleza é limpa e digital, mas aparentemente está em baixa: as transformações de laboratórios a e-commerces, Biossance e Farfetch.

  • Lista das 15 marcas mais poderosa$ de Celebs/influs.

  • O futuro vem do passado: marcas de beleza que faziam sucesso na penteadeira da sua mãe prometem ser a solução.

  • Beleza couture: das passarelas pros tutorias, elas não param de surgir.

  • IN & OUT: Marcas que estão surgindo e bombando e outras que estão perdendo o fôlego.

  • Classificados: Compra, vende e revende, todos os últimos movimentos do mercado, sua marca favorita vai junto?


O boom das marcas na geração digital

O ano era 2016 e pudemos testemunhar o surgimento de duas grandes marcas de beleza. De um lado Kylie Cosmetics, da ~underdog Kylie Jenner, uma então adolescente que queria sair da esteira das irmãs mais velhas e não tinha um ~talento exposto. Aqui no Brasil, foi o momento de Bruna Tavares, uma jornalista que focava em noticiar beleza e criar tutorias incríveis e que viralizavam antes de provavelmente a palavra existir como entendemos hoje.

Em comum, provavelmente o timing de se tornarem quase que precursora desse movimento de celebridades/influenciadoras e marcas de beleza, moda ou o produto que for. De 7 anos pra cá o surgimento de outras marcas, na esteira desse sucesso, é INCONTÁVEL.

Centenas de marcas, milhares de produtos. Umas arregaçam as mangas e criam produtos do zero, outras licenciam seus nomes e ainda tem aquelas que são incorporadas a grandes laboratórios e administram suas marcas respaldadas por grandes conglomerados. Tem de tudo!

Tem também um público ávido pro consumir, experimentar e… neeext! E é aí que entra o grande desafio das marcas, sejam as estabelecidas e que já criam seu nome ou as novatas e que tentam surfar na onda - seja de forma mais ou menos genuína: se manter relevante.

Quer ler nosso GUIA COMPLETO? Assine nossa newsletter, faça parte da nossa edição Premium e prestigie conteúdo independente!

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a Fashionismo para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Thereza Chammas
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar