Fashionismo

Fashionismo

Share this post

Fashionismo
Fashionismo
A sustentabilidade saiu de moda?

A sustentabilidade saiu de moda?

As sobras da Zara ganham vida própria; Empresa de tecido quebra; e de calcinha absorvente mingua...

Avatar de Fashionismo | Thereza Chammas
Fashionismo | Thereza Chammas
mar 25, 2024
∙ Pago
4

Share this post

Fashionismo
Fashionismo
A sustentabilidade saiu de moda?
1
Partilhar

Dois mil e vinte e quatro mal começou e parece que o meio ambiente vem sofrendo reveses quando assunto e moda. Hoje falaremos da Zara e o boom das suas Sobras; depois a derrocada da maior empresa de tecidos sustentáveis do mundo; e quando você acha que sua menstruação parecia se adaptar…


Em 2019 postei no Fashionismo (trecho abaixo) que a Zara estava correndo atrás do tempo perdido e indo em busca de meios mais sustentáveis em se manter fast & fashion. Ainda que seja basicamente impossível reunir esses dois mundos tão opostos, os malabaristas do capitalismo buscam um, digamos, meio termo.

Nessa semana (Julho de 2019), a Inditex divulgou um Plano de Sustentabilidade com uma timeline de medidas sustentáveis para suas marcas cumprirem até 2025. O grupo está trabalhando para desintoxicar a indústria da moda em conjunto com o Greenpeace.

Na realidade, o primeiro passo ocorreu há 3 anos com o surgimento da Join Life, já percebeu essa linha dentro da Zara? Pois bem, ela é toda pautada em sustentabilidade. As peças são feitas de algodão orgânico (o processo utiliza 90% menos de água que o tradicional), lã reciclada e Tencel, um tecido feito da celulose da madeira proveniente de florestas certificadas e responsáveis, reduzindo assim o impacto ambiental.

E se no seu lançamento, a linha ocupava 10% das araras da Zara, em 2020 ocupará 25% e a cada ano um crescimento progressivo para se encaixar nessa nova era. Até 2025, o objetivo é usar somente poliéster reciclado e garantir que toda a sua viscose, linho e algodão sejam produzidos de forma mais sustentável. 

Corta pra 2024, 5 anos depois do anúncio, 5 anos depois do mundo ~abrir os olhos pro meio ambiente, pra parte do mundo desconfiar de greenwashing… aparentemente andamos pra trás. Só nos últimos dias li 3 notícias relacionadas que indicam que nem o 2023 mais quente de todos os tempos assustou os que fazem a rodar girar.

Abaixo falo das 3 mudanças e como todas se relacionam à moda e sustentabilidade.

Assine a newsletter para ter acesso a todo o conteúdo exclusivo do FAS!Mail

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a Fashionismo para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Thereza Chammas
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar