A Revolta da Sapatilha
Aclamada, rejeitada, agora ela volta mais feia, ops, feroz que nunca!
Se eu te falo “SAPATILHA”, o que passa pela sua cabeça? Bom, certamente não é o modelo acima em tela de pvc.
Vamos combinar, eis um item de moda popular e criticado. Ao passo (literalmente falando rs) que é desejado, é rejeitado, maaaas… nem sempre foi assim.
Consigo lembrar - por experiência própria, no início da era dos blogs, que sapatilha era item de desejo e que te colocava na categoria de fashionista. Se conseguisse guardar uns tostões a mais pra comprar o famigerado modelo bicolor da Chanel, era it girl na certa (a minha se despedaçou de tanto usar, provando que nem um it sapato dura pra sempre rs).
Depois de anos surfando em ondas tranquilas, sendo soberana no estilo encabeçado por Olivia Palermo e grande elenco, foi ali por volta de quase meados de ‘10 que ela ganhou concorrência. Na realidade eu tô sendo boazinha, porque ela foi defenestrada pelo TÊNIS. Não que o calçado fosse algo novo, mas se tornou popular, fashion e it.
Com isso, o modelo flat deixou de ser unanimidade e virou mais exceção. Mas nem só por ruas tortuosas a sapatilha atravessou. Resgatei um post de 2010 (!!!) pra falar um pouco da história do calçado primeiro visto nos anos 300 e na história mais recente popularizado por Audrey Hepburn, Brigitte Bardot e Jackie O.
SAPATILHA É CAFONA?
Anos atrás, bem no momento da decadência das flats, houve uma polêmica quando uma influenciadora categorizou o modelo como “cafona”. Lógico, todo mundo tem seu rancinho particular por um ou outro item de moda, agora alçar uma peça assim como a “ultimate breguice” é demais (em 16 anos escrevendo nunca tive coragem). Na época, o modelo voltou até a ganhar apoiadores frente ao preconceito sapatístico rs, mas, ainda assim, viveu dias difíceis.
Até recentemente!
De 1 ano e meio pra cá… elas estão ensaiando um retorno. Tímido, mas um retorno e esse post não é uma ode às sapatilhas como entendíamos, mas um manifesto de apoio às sapatilhas feias, às sapatilhas esquisitas, às sapatilhas diferentes. É que se for pra usar, tem que causar!
“Nada é brega para sempre! Por mim, poderia dizer que nada é brega e que talvez tenha sim seus altos e baixos, mas nada é eternamente brega, pelo contrário, já dizia o saudoso poeta contemporâneo, Alexandre Magno Abrão, “dias de luta, dias de glória”.
O legal da moda é isso, se até pouco tempo atrás olhávamos torto para pochete ou calça de moletom, hoje elas são itens fashion e de conforto, o mesmo podemos dizer das sapatilhas, se agora estão mais sumidas, um dia elas voltam e bom da gente que podemos experienciar os ciclos da moda e nos mantermos atentas pro entendimento dessa adorável engrenagem!” - Post do Fashionismo 2020
Na newsletter de hoje:
De onde veio nessa nova era estética
Beleza onde ninguém vê
Marcas que OUSAM variar
Shopping Guide da sapatilha feia
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a FASH!mail para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.